AI Content Chat (Beta) logo

MARKET SHARE 15 Os segmentos de mercado nos quais a Companhia atua são altamente competitivos. A preocupação com a satisfação das necessidades do consumidor e a qualidade dos produtos da Companhia, associados ao baixo custo, além de sua agilidade e flexibilidade, que são fatores importantes nesta competição. Em Computadores, a Positivo Tecnologia possui uma forte presença no mercado brasileiro, respondendo por 16,9% do número total de computadores vendidos no mercado brasileiro. Market Share no Mercado Total Brasil – 2017¹ ¹Fonte: IDC 4. Desempenho do negócio O mercado brasileiro de PCs movimentou 5,6 milhões de equipamentos em 2018, de acordo com a IDC, representando crescimento de 7,3% em relação a 2017. Este foi mais um ano de recuperação desde o fim de 2016, quando o mercado doméstico atingiu o fundo em termos de volume devido à forte contração da economia. 4.1 - DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO Em 2018 a Positivo Tecnologia registrou receita líquida consolidada de R$ 1,9 bilhão, crescimento de 2% em relação a 2017. A companhia capturou a expansão do mercado de PCs no ano, tendo registrado volume de 939 mil computadores (+18,5%), o que compensou a redução no faturamento de celulares. A margem das vendas registrou 11,4% ao final de 2018, um patamar que indica para operações com nível de rentabilidade saudável, após rodadas de repasse da valorização do dólar e dos insumos importados aos preços praticados no mercado. Em 2018, o EBITDA Ajustado foi de R$ 114,1 milhões. A relação entre a dívida líquida (representada pela totalidade dos empréstimos, financiamentos e antecipações de recebíveis descontada do saldo de caixa e de aplicações financeiras) e o EBITDA Ajustado¹ foi de 1,9x na posição de 31 de dezembro de 2018.

2018 | Relatório Anual - Page 15 2018 | Relatório Anual Page 14 Page 16