AI Content Chat (Beta) logo

32 Em relação ao aumento no consumo Energia, GLP e Diesel, não houve redução, mas sim aumento, isso ocorreu devido a reestruturação de nossas fabricas e sedes administrativas em Curitiba, transferência da fábrica de placas para Manaus. Essas alterações impactaram o consumo de energia elétrica pelos aparelhos de ar-condicionado, linhas de produção, aumento de geradores de energia. Não há impacto significativo ocasionado pelos processos produtivos, portanto, as emissões estão abaixo dos valores de referência. RESÍDUOS RECICLÁVEIS A companhia busca a melhoria contínua e o aprimoramento do gerenciamento de resíduos, a área de Sustentabilidade da Positivo Tecnologia realiza a gestão dos resíduos de papéis, papelão, plásticos, metais, eletrônicos e outros. Alguns exemplos de destinação dos resíduos gerados no processo das nossas unidades, que foram dispostas conforme quadro a seguir: Destinação 2016 2017 2018 Papelão Reciclado - fabricação de papelão 360 622 603 Plásticos Reciclado - fabricação de plásticos 172 49 168 Metais Reciclado - matéria-prima metálica 53 7,5 12 Eletrônicos Reciclado - Matéria-prima 7,5 55 155 Pallets (Madeira) Reuso 58 123 223 Não reciclável Co-processamento 87 37 64 Orgânicos Ração para animais 59 61 36 Varrição, domestico Aterro Sanitário 190 177 116 Peso total de resíduos (em toneladas), discriminado por tipo e método de disposição* Em 2018, foram coletadas e destinadas mais de 121 toneladas mensais de resíduos diversos, em média. Com relação aos resíduos não recicláveis, 100% desses resíduos gerados foram encaminhados para Co-processamento – (processo de queima controlada que reaproveita a energia do material no processo de combustão). A geração de resíduos Orgânicos reduziu 41% entre 2017 e 2018. De acordo com a estratégia que contempla os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a organização almeja aumentar cada vez mais a destinação de resíduos eletroeletrônicos. Em 2018, foram destinadas e recicladas 155 toneladas de resíduos eletrônicos, o que contribui, para a economia circular, partimos assim do princípio que os produtos descartados precisam ser reinseridos na cadeia de produção.

2018 | Relatório Anual - Page 32 2018 | Relatório Anual Page 31 Page 33